Governo do RN quer vender a Via Costeira



Escrevi há algumas semanas sobre a crise no turismo do Rio Grande do Norte. Na ocasião listei a falta de investimento público nas praias por exemplo - que estão mal cuidadas - como um dos principais motivos da queda.

Outros fatores colaboram: a publicidade do Estado está inexistente, muito pela falta de um titular na Emprotur, a falta de uma política de incentivo a grandes eventos durante a baixa temporada para movimentar a cidade, e até a necessidade de usar a internet (atualizar o Google Maps local, por exemplo) para facilitar a vinda do turista.

Fora que, diante de toda essa falta de investimento, a insegurança vem numa crescente em Natal nos últimos 10 anos. Não moramos mais, infelizmente, em uma cidade segura. E isso repele turistas. 

Pois bem, abro os jornais e me deparo com a incrível, inteligentíssima e sensacional iniciativa do Governo do Estado para acabar com a crise no turismo: forçar o Ibama a liberar a construção de hotéis e resorts milionários na Via Costeira.

Genial. 

A gente só precisa esquecer o fato de que ali é uma área de proteção ambiental permanente, e que os detritos (ou, mais especificamente, o cocô dos gringos) vão parar na nossa praia, ou se infiltrar nos lençóis freáticos (o nitrato agradece) e que o meio ambiente, nosso maior bem turístico, estará ameaçado para os próximos anos.

Tudo isso em nome de uma absurda especulação hoteleira que só beneficia, de fato, quem tem muito dinheiro além de trazer uma forma de desenvolvimento para lá de questionável.

E, pasme, tem até pré candidato a prefeito levantando esta bandeira. 

É essa a cidade mesmo que queremos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário