O porto de Natal e a incompetência política


Deu no Diário de Natal: o porto da cidade não entrou no plano plurianual do Governo Federal. Ou seja, ele não vai ser construído. 

O pleito de um porto de futuro para a cidade é antigo e um tanto óbvio. Natal é a cidade do Brasil mais próxima da Europa e um porto de vergonha aqui poderia melhorar a economia, a logística e até o turismo.

Fato é que não houve políticos competentes para levar isso para frente. A Copa do Mundo de 2014 poderia servir como pretexto para a construção do porto. Mas não vai.

Chama a atenção a justificativa do corte do projeto: 

"Trata-se de empreendimentos de grande porte, que não possuem estudos prévios de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social necessários à sua implementação. O início de obras nessas condições aumentaria significativamente o risco de pulverização de recursos, de dilatação de prazos, de execução e de paralisação de obras". 

É cômico, não fosse trágico: mesmo com toda a necessidade de Natal ter um porto (maior até do que a de um novo aeroporto) e com todo potencial econômico e turístico, não há nenhum estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a construção dele. 

Se eu fosse gestor público, teria vergonha de mim mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário