O Estado da Letargia: turismo em crise


O turismo potiguar anda mal das pernas.

É uma frase que não deveria ser dita,  afinal o Rio Grande do Norte é um estado com belas praias, clima tropical, infinitas possibilidades de turismo ecológico, povo acolhedor, comida boa, história interessante... Atrações não faltam.

Mas, desde o final do ano passado, o destino RN tem sido preterido por turistas. A atividade econômica é uma das mais importantes e vem num ciclo decadente, o que prejudica não só os empresários do setor, mas a economia local.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e do Emprego, as vagas para essa área econômica recuaram 62% no primeiro bimestre de 2012. O setor turístico prevê o pior período de baixa estação dos últimos anos. Até o final de 2011, o turismo era a principal atividade econômica do Rio Grande do Norte.

Há outro dado que aprofunda o problema: desde o final de março, o estado não tem um secretário de turismo. A Emprotur também foi esvaziada.

Se a gente juntar com os prováveis impactos negativos da seca na nossa economia, sobretudo na parte da agricultura - responsável por uma boa parcela das exportações do Estado -, a situação fica ainda mais dramática.

Mas me pergunto: por que o turismo anda em crise?

A resposta é direta, simples e crua: falta investimento. A infraestrutura das praias sofre. Ponta Negra, cartão postal do Estado, anda abandonada pela prefeitura. Calçadão destruído, esgoto e insegurança, principalmente no turno da noite.

Areia Preta também sofre com a falta de segurança, assim como a praia de Pipa, que vem registrando casos crescentes de violência. A Redinha nem se fala, abandono total, geral e irrestrito.

Como o poder público local não investe em outras alternativas para diversificar o turismo - a cultura, por exemplo, seria uma excelente saída; incentivar trilhas ecológicas, turismo de aventura, também - dependemos das nossas praias e, nem elas gozam de um cuidado adequado.

Fora que nem iniciativas simples são tomadas: Natal, por exemplo, é muito mal localizada no Google Maps, principal serviço hoje de mapas e GPS. Não custava nada procurar o escritório do Google no Brasil para corrigir os erros e colocar, por exemplo, o transporte público com horários e paradas no mapa. É uma medida simples que ajuda o turismo e a própria população.

Vale até lembrar: a ponte Newton Navarro não está oficialmente no principal serviço de GPS do mundo.

Fora que o Estado poderia investir em iniciativas para trazer grandes shows e grandes eventos para cá, além de investir e incentivar festivais com bom potencial, como é o caso do DoSol.

Mas nada é feito. Tudo, no poder público local, anda a passos de tartaruga. Isso quando andam. Saúde, educação, mobilidade, turismo, nada funciona.

Moramos no Estado da letargia. 

3 comentários:

  1. Turismo nao vai comecar e nao vai melhorar sem fazer propaganda no outres pais Turismo vai comecar de fazer propaganda com agencias de turismo e anuncias publicadas no journais e pamflets, prifiramente em forma de filmes. No turismo em Europa e normal anunciar e fazer filmes usados entre prorgramas de TV
    Todos estes initiativas sao investimentos, por isso e ncessario fazer orcamentos. RN nao tem ministro turissmo tambem nao twm experienca para calcular costas.

    Primeiro acho preciso aprender no outros estados e prefiremente no outres pais para recebar experiencas necessarios para trabalhar eficiente.
    /Tore Sundberg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se aqui é tão ruim: Volte para sua terra amigo.
      Menos que 20% da população mundial vive no mundo do qual estamos debatendos. O buraco é mais embaixo, a corrupção é inerente a ganância dos homens...
      Parabéns pelo Blog Fábio! voltarei outras vezes.

      Excluir
    2. Bom dia, sou Español e gostei do articulo esta muito bem centrado.
      Desde fora do Brasil o que mais preocupa ao turista potencial é a segurança.
      Eu morei no Brasil, en SP 18 anos, amo o Brasil tanto ou mais que a España, e toda critica sempre sera construtiva
      Mais olha, nao só é un problema de politicas activa de turismo do estado RN, vcs deven de valorar a tremenda crisis economica que esta passando a Europa e esse é un dos motivos pelo cual o turismo decreceu.
      Aqui na España antes da crisis ja se estava dirigindo o turismo ao nordeste brasileiro pois aqui o turismo de Cuba e Republica dominicana estava muito "pasado", pois ja estavamos buscando un turismo menos organizado pelos grandes tou operadores e mais livres e natural.
      Tanto é que eu tinha o projeto de ir para o RN investir en uma pousada con restaurante, pois no ano 2008 as perspectivas de negocio erao muito boas, mais aki caimos no buraco economico e é impossivel sair desde buraco he menos sacar dinheiro fora da España.
      Concordo con o comentario que o estado RN deve de fazer mais propaganda fora do Brasil, O estabo da Bahia aqui en Madrid faz muita propaganda, os españois vao mais a Bahia que a Rio.
      Mas mesmo asim acho que o RN ten muito potencial turistico e se os politicos ven ese potencial e trabalhao nesse sentido pode chegar a ser uma potencia mais forte que o rio e a Bahia, pois é o ponto geografico mais perto da europa e o aviao é mais barato que a outro ponto do Brasil, e o RN esta no meio da costa norte do Brasil podendo ser un ponto de partida para visitas hacia os lençois e a zona da desembocadura do amazonas e hacia o sul Pernambuco ceara e bahia.
      Animos o Brasil e o Rio Grande do Norte tem muito futuro.
      Antonio madrid España

      Excluir