Bolha no mercado imobiliário de Natal?


A mudança é visível: de três anos para cá houve um boom de construções imobiliárias em Natal.

Em todo lugar, um novo empreendimento. Fruto, possivelmente, dos bons ventos da economia que sopram Brasil afora, as facilidades do crédito e também de programas como o "Minha Casa, Minha Vida". 

Um mar de rosas imobiliário.

Mas algo me chamou atenção no ano passado. O levantamento do censo do último censo do IBGE constatava: um terço dos imóveis em Ponta Negra, principal bairro turístico da cidade, estavam desocupados

Imóveis há anos esperando um locador, ou um novo proprietário. Os preços: bem salgados. Entrevistei dois corretores que, vendedores como são, "desmentiram" os números do IBGE e reafirmaram a boa movimentação no setor em todos os bairros. 

Outro dado. Nenhum jornal local divulgou - e nem vão divulgar, até porque imobiliárias são baita anunciantes - mas a feira imobiliária de Natal no ano passado foi um fracasso. Corretores que conversei - na época, cobri a feira - falaram que foi uma das mais fracas dos últimos anos. 

Moro em Capim Macio e notei uma escalada surpreendente no preço dos aluguéis. Casas que, há dois anos, custavam R$ 1500 por mês, hoje chegam a custar R$ 3 mil. E um detalhe: um número alto de casas a venda, ou para alugar.

Embora a renda tenha aumentado, tenho a impressão que o preço dos imóveis está em descompasso e se segura nas facilidades do crédito. 

O que especulo é: há uma possibilidade da criação de uma bolha econômica no mercado imobiliário em Natal. Estamos há dois anos da Copa e a tendência é que os preços subam ainda mais, com a especulação do capital estrangeiro, sem acompanhar o crescimento da renda do natalense. 

Filme semelhante ao que ocorreu nos Estados Unidos em 2008. A crise mundial foi, inicialmente, uma crise de crédito imobiliário. 

Imóveis caros, vasta oferta de crédito e baixo aumento real na renda e na produtividade. É crise na certa. 

É bom ficar de olho. 

3 comentários:

  1. Você não tem mínima noção do que realmente aconteceu nos Estados Unidos por isso escreve tantas idiotices.
    Quantas hipotecas um brasileiro pode ter???
    Você sabe quão difícil é a aprovação de crédito de um financiamento imobiliário????
    Vá pesquisar antes de escrever.

    ResponderExcluir
  2. Pois é anônimo estamos em 2015 e o que ele falou em 2012esta acontecendo o que o brasileiro não contava era que o governo mostrava uma coisa e na verdade a economia era como um móvel oco comido de cupins

    ResponderExcluir
  3. Pois é anônimo estamos em 2015 e o que ele falou em 2012esta acontecendo o que o brasileiro não contava era que o governo mostrava uma coisa e na verdade a economia era como um móvel oco comido de cupins

    ResponderExcluir