Os perigos da insegurança e da sensação de insegurança em Natal


A ensolarada cidade de Natal passa, desde o início de 2012, por algo inédito: estamos todos tomados por uma forte sensação de insegurança.

Medo de assaltos, roubos, arrastões, assassinatos, violência.

A coisa começou, inicialmente, com a onda de assaltos a ônibus em janeiro. Piorou depois da fuga em massa que ocorreu em Alcaçuz. 

Os assaltos em Petrópolis e na Salgado Filho fizeram a situação se tornar dramática. O natalense hoje se sente refém.

Há duas coisas, porém, que é preciso  destacar: 

A primeira - não é de hoje que Natal está mais perigosa. Dados do Ministério da Justiça sobre violência urbana na cidade demonstram isso. 


Detalhe: para a OMS, o índice considerado "normal" é até 10 homicidios por 100 mil. 

A situação não mudou da noite para o dia. A escalada da violência vem há mais tempo. 

O fenômeno que ocorre agora é outro: a sensação de insegurança aumentou muito nesses últimos meses. Muito pelo fato de a violência ter saído do outro lado da ponte e atingido os bastiões da classe média e alta natalense.

O problema não é novo e não foi tratado de forma adequada pelo governo Wilma, nem está sendo tratado de forma adequada pelo governo Rosalba.

A outra questão é: o processo irracional que as pessoas passam quando se sentem reféns da violência.

Não, bandido bom não é bandido morto. Bandido bom é bandido preso e aprendendo uma profissão. E não, diminuir a maioridade penal não vai diminuir a violência, vai contribuir para que as crianças já violentas se tornem ainda piores. 

E não, caro amigo, não é comprando uma arma de fogo, ou entrando num clube do tiro que você ficará mais seguro.

Esse processo irracional, que descamba em lugares-comum conservadores é perigoso. 

Não só Natal, mas como o Rio Grande do Norte está mais violento. A ira e revolta da população tem que ser canalizada para exigir ações efetivas do governo estadual (que cortou em 22% as verbas para a área de segurança para 2012) e do governo federal também.

Mais policiais nas ruas, investimentos tanto na estrutura penitenciária, quanto na estrutura da polícia militar e civil. 

Vale frisar: num Estado onde as delegacias ainda usam máquina de escrever, o PM deixa de ir para uma diligência porque falta gasolina no carro e a polícia técnica não tem a mínima estrutura para investigar homícidios, a violência é uma consequência. 

E para diminuir basta investimento, vontade política e planejamento. 

4 comentários:

  1. "Inédito", amigo???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensação de insegurança inédita, amigo, porque o natalense sempre se referiu a própria cidade como um lugar seguro :)

      Excluir
  2. Parabéns, Fábio pela forma elucidativa com que aborda a questão.
    É preciso apenas frisar a maneira provinciana como algumas pessoas estão utilizando o twitter para alastrar a sensação de terror.
    Qualquer assalto, por mais trivial que seja, entra no trends natal. Penso que não é por aí...

    Daniel Menezes - Natal/RN

    ResponderExcluir
  3. Caro Fábio, vamos nos unir, assine, divulgue e compartilhe este abaixo assinado , é o primeiro passo para começarmos a mudar a segurança em nosso pais. Neste abaixo assinado é pedido a Redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Ajudeme a dovulgar, criei um blog hoje no endereço http://justica-o-primeiro-passo.blogspot.com.br/ e este é o link para o abaixo assinado oficial. http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/10955 Obrigado.
    Francisco Souza

    ResponderExcluir