Lagoa Antônio Madruga: novo pesque e pague da prefeitura de Natal


Há três anos moro na R. Antônio Madruga, em Capim Macio, Natal. Aqui pagamos o IPTU mais caro da cidade - nunca entendi o porquê disso - para morar num bairro onde os serviços públicos são, por padrão, ineficientes. 

A rua onde moro não é calçada. As obras de saneamento básico foram iniciadas em 2007 e jamais concluídas. Não bastasse, desde que moro aqui, quando chove, forma-se uma lagoa na entrada da rua, que prejudica pedestres, carros e moradores.

A lagoa, batizada carinhosamente com o nome do patrono da rua, deve ter por volta de três a quatro metros de raio, pode atingir uma dimensão ainda maior se as chuvas forem frequentes e fortes. Ela fica ali quase o ano inteiro, só seca no verão, quando há semanas consecutivas de sol e calor intenso.

No ano passado, indignado com a situação, liguei para prefeitura solicitando providências para a área. Primeiro foi a Semurb (Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo) que, além de ter me atendido mal, colocou a culpa na Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte).

Quando ameacei chamar a imprensa para comunicar o fato, puto com o tratamento que me deram na Semurb, a atendente zombou da minha cara: 'tô vendo que a única coisa que você quer é aparecer né? Vai lá, chama a imprensa', ela desafiou. Me surpreendi com a reação.

Como colocaram a culpa na Caern, liguei para o órgão estadual. Lá, um pouco melhor tratado, disseram que enviariam uma equipe para a minha rua para averiguar o problema. Assim o fizeram. E adivinha qual foi a conclusão da equipe? Que, tcharam!, o problema era da prefeitura. Não há canos estourados, nem nada relacionado ao abastecimento de água que pudesse estar formando a lagoa.

Ou seja, virou um jogo de empurra-empurra, típico de governos incompetentes no tratamento do bem público.

Não bastasse a lagoa, a rua é uma buraqueira. Como não é asfaltada, a água da chuva escorre para a lagoa e forma erosões.

Perdi, inclusive, o parachoque do meu carro em um desses buracos que abriu durante a chuva, exatamente na saída da garagem de casa. 

A lagoa Antônio Madruga já foi matéria de jornal, blogs e tema de reportagens de TV.

E, até agora, nada.  Nem uma única providência foi tomada, apesar do poder público estar ciente do problema. 

Igualmente indignados com a situação, meus vizinhos de frente gravaram um vídeo ironizando a nossa  situação.

Segundo eles, temos agora um 'pesque pague' na Antônio Madruga, patrocinado pela maravilhosa administração da prefeita Micarla de Sousa em Natal.

Pague um IPTU caro e pesque na lagoa.

Um comentário:

  1. Fábio, é uma vergonha mesmo! Moro na rua Neuza Farache, que também possui uma lagoa enorme e eterna, logo na sua entrada... Também já tentei esclarecimentos inclusive com o novo chefe da Casa civil...Mas como você bem disse, o empurra-empurra é grande e solução não tem e nem poderia ter, já que a incompetência reina. Seria bom buscarmos esclarecimentos junto ao MP, que entrou com uma ação contra a Prefeitura há alguns meses, para que as obras fossem retomadas.

    ResponderExcluir