O loteamento de cargos na Câmara Municipal de Natal



A matéria assinada pela colega Guia Dantas que saiu na Tribuna do Norte agora há pouco é, talvez, uma das maiores lições sobre como funciona o fisiologismo da política brasileira. 

Na matéria o vereador do PSB, Júlio Protásio, acusa a prefeita de pressionar os vereadores a votar pela desaprovação das contas do ex-prefeito. Os que não seguiram a orientação da alcaidessa tiveram indicações para cargos cortados.

Segundo Júlio, ele e Franklin Capistrano perderam indicações em postos no município. As pessoas foram demitidas.

É isso mesmo que você leu e entendeu, caro leitor: acontece um loteamento de cargos públicos para vereadores que votam com a prefeita na Câmara Municipal. 

Deve ter uma porção de irmão, tia, sobrinha, primo, cachorro, gato de vereador e seus apoiadores ocupando cargos comissionados na prefeitura de Natal para, no fim das contas, não fazerem nada.

E o servidor público concursado continua jogado às traças. 

O que o vereador Júlio Protásio nos diz diretamente é: quem é vota a favor da prefeita tem cargos e influência. É bom lembrar que cargo é dinheiro público que será pago a uma pessoa indicada por um vereador. E esta pessoa pode ser a mulher dele, ou o filho dele, o bichinho de estimação dele. 

Quem é oposição, não tem nem cargos, nem influência e, consequentemente, nem dinheiro. 

Isso explica a seguinte distorção da democracia na nossa cidade: enquanto 90% da população reprova a gestão da prefeita Micarla de Sousa, ela tem ampla maioria de apoiadores na Casa (algo em torno de 15 ou 16 vereadores). 

E esses apoiadores são os responsáveis por segurar ela no cargo até agora. Tanto esvaziando a CEI dos Contratos, do que Júlio Protásio - que tinha cargos na prefeitura - foi relator, quanto votando matérias que beneficiem direta ou indiretamente a prefeita, no caso a desaprovação de Carlos Eduardo.

É por isso que a CMN é um circo de horrores. Uma pena.  

Vale a nota: um vereador já tem a sua disposição 21 indicações (é isso mesmo, meu amigo) 21 indicações para cargos comissionados dentro da própria Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário