Mulher assusta?

Muita mulher me pergunta: ‘eu assusto?’


Talvez essa seja a dúvida existencial da maioria das mulheres solteiras e que responde por parte considerável da aflição delas.


Assustam? Geralmente respondo com um galanteio de quinta categoria do tipo “bem que eu queria um susto desses na minha rede”.


Mas como o galanteio não é suficiente para a aflição delas, passei a pensar sobre essa situação da solteirice feminina moderna.


Mulher assusta? Ou melhor, que tipo de mulher assusta?


Não posso responder pela nação masculina, mas tenho algumas impressões sobre isso.


Sim, de fato, há algumas delas que botam medo, fazem o macho tremer nas canelas, pedir arrego, dormir de luz acessa.


A independência feminina ainda é mal digerida pela macharada. Ela faz ligar o alerta, o medo congênito da cornice ou do fato de ele – com todos os seus defeitos e chatices – poder ser a qualquer momento substituído.


Isso é uma situação nova que há 50 anos não existia. Veio com a revolução sexual dos anos 60/70.


Antes, a gente escolhia a esposa e ela era dependente financeiramente, socialmente e amorosamente do homem. Havia uma relação de poder clara, que hoje – felizmente – não existe mais.


E muita mulher faz questão de demonstrar isso, com orgulho.


A inteligência é outro fator que vem nesse balaio. A mulher bem articulada, que opina e discute com fluidez e que se porta de uma forma mais contestadora também mete medo.


Antes, elas não tinham opinião. Hoje defendem e opinam, em muitas ocasiões, com mais talento e desenvoltura que os homens. É outra situação nova, principalmente para quem foi criado dentro de um universo machista (eu, por exemplo).


 Lidar com isso e adaptar a essa situações, para muito homem, é complicado.


O que peço a essas amigas que tanto se afligem com isso é: ‘calma, não vire uma descerebrada dependente porque isso é pior’.


Homem que não valoriza mulher inteligente/independente é, no fundo, no fundo, um idiota completo e – pior – com complexo de insegurança.


O importante é a mulher conservar sua feminilidade, as coisinhas, os jeitinhos e até as frescuras de mulher.


Acho que quando elas chegam ao ponto de perder isso, ai sim, deixam de ficar atraentes – por mais bonitas que sejam.


De resto, a inteligência e independência também são fundamentais – apesar de pouco valorizado.

3 comentários:

  1. Sempre achei que isso é papo de mulher que não consegue conquistar, mas continua se achando. "Sou tão boa, que assusto os homens?"

    ResponderExcluir
  2. Acho que até pode ser, Isabela, mas tb acho q existem casos e casos; e acredito que quanto menor a cidade (ou a cabeça de seus habitantes), mais o texto de Fábio se torna verdade.Pra mim, o medo é inversamente proporcional ao estágio de "desenvolvimento" dos cidadãos da cidade em questão, e não meramente um problema de conquista .

    ResponderExcluir
  3. A pergunta é: homem tem medo de mulher? Faça-me um favor, né?
    Acho que mulher assusta quando deixa de ser feminina, quando quer bancar a femme fatale - como se o cara precisasse provar ser digno dela. Mais que assustar, isso cansa.
    Seja inteligente, sim, mas não esnobe: ensine. E deixe o outro te ensinar algo novo também.
    Seja independente, claro, mas sinta frio e peça um abraço. Ou peça pro cara abrir um pote de palmito em conserva, trocar uma lâmpada, matar uma barata.
    Não queira que ele adivinhe, converse.
    Saiba rir de si mesma, porque gente que não tem senso de humor me assusta deveras. Um sorriso faz todo mundo se sentir à vontade.
    Seja amiga antes de ser amante. E, quando for amante, mantenha a amizade.
    Ser mulher é ser um mundo de sutilezas. E essas sutilezas encantam, não assustam.
    É seduzir sem perceber, ao colocar o cabelo atrás da orelha. Olhar nos olhos pra tirar o fôlego. Dominar e se deixar dominar. Ser mulher também é ceder. É saber ser forte, mas também suave.
    Aceite que ele não entende as entrelinhas. Ele, em algum momento, vai aprender o que você quis dizer quando franziu a testa. Mas isso leva tempo, porra!
    As mulheres querem um cara perfeito, mas não fazem o menor esforço. Não são todas, mas muitas são egoístas, chatas, se dão importância demais. Morrem de medo de não agradar. Mulher que mete medo é aquela cheia de temores bobos.

    ResponderExcluir